Eduardo Bilemjian na loja Goiânia Foto

GOIÂNIA FOTO

 

 

GOIÂNIA FOTO foi a loja/estúdio de fotografias e produtos para fotografia criada por Eduardo Bilemjian em 1935 na Avenida 24 de Outubro, em Campinas, cidade que serviu de base para toda a estrutura logistica e urbana para a recém fundada cidade de Goiânia.

 

Eduardo Bilemjian nasceu em Aintap, cidade da antiga Armênia em 1907. Aprendeu fotografia em um ateliê em Baalbek no Líbano aos quinze anos de idade. Quando chegou ao Brasil em 1926 se estabeleceu na cidade de São Paulo, onde trabalhou como auxiliar fotógrafo tendo depois montado seu próprio estúdio, o Foto Paris, na avenida São João.

 

Em 1935, vendeu tudo o que tinha em São Paulo para custear sua viagem a Goiânia onde montou o Goiânia Foto, na Avenida 24 de Outubro na antiga cidade de Campinas, hoje setor Campinas.

 

A atividade de Eduardo Bilemjian constituiu um exemplo de criatividade, arte e habilidade técnica fotográfica e suas fotos da cidade emergente permanecem como testemunha de seu sonho, acalentado desde a saída de São Paulo: viver num “lugar de futuro”, onde principalmente entre 1935 e 1940 produziu registros fotográficos valiosos.

 

Texto elaborado com base em acervo familiar, entrevista do fotógrafo ao Projeto Centro de Cultura Goiana - Memórias Goianienses I - 1985 - UCG/MIS e na publicação: Pioneiros da Fotografia de Goiânia - MIS - Cadernos de Fotografia 3.

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now